Sinopse
Há livros que já nascem "clássicos" na literatura jurídica. São raros. A obra de Alberto Venancio Filho intitulada "A Inter-vencão do Estado no Domínio Econômico" é um destes trabalhos privilegiados. Os "clássicos" não podem ser retocados ou atualizados, porque isto os desvirtuaria. Eles representam uma época, um modo de viver e determinada
"concepção do mundo". Alterá-los seria tor-
ná-los ininteligíveis. Daí ter a Editora Renovar exigido que fosse uma edição fac-similar. Ela integrará a coleção "Clássicos do Direito que tem apenas obras notáveis como as de Eduardo Espínola Filho Evaristo de Morais Filho, Mattos Peixoto, Orlando Bittar e Martinhe Garcez.
Alberto Venancio Filho, ao publicar seu livro, em 1968, foi ur pioneiro em "O Direito Público Econômico no Brasil", para repeti o subtítulo, hoje matéria das mais relevantes que os mais eminente juristas estrangeiros denominam de "Constituição Econômica" economia influencia o direito e é também por este condicionad Contudo, este livro é o retrato de uma fase histórica, um retra perfeito em preto e branco, o melhor e mais difícil em fotografia. 1 é irretocável. A fotografia em preto e branco é a usada pelos grani mestres nesta arte, porque as coloridas esmaecem com o tempo. E obra continua com a mesma nitidez de quando foi publicada trinta anos atrás.
Celso A. Mello