SINOPSE
Um best seller é, naturalmente, um livro que deve ser muito bom, em virtude da alta vendagem. O livro "Direito Constitucional", de Kildare Gonçalves Carvalho, é, de certeza, um best seller: está hoje em sua 21ª edição. E, agora, em dois volumes!
O livro desse correto magistrado e professor mineiro, de Bom Sucesso, jurista mesmo, além de best seller, é um best readen! O que, segura e vantajosamente, é um plus.
Além de muito vendido, é muito lido e consultado. Provam-no as imensas citações que dele encontramos em outros livros de Direito Público, em artigos doutrinários, em monografias, dissertações e teses, em peças de processos nas duas instâncias e nos tribunais superiores, em conferências e palestras.
É uma obra completa.
No volume 1, o autor cuida da Teoria do Estado e da Constituição em diversos e primorosos capítulos.
Neste Volume 2, com o subtítulo "Direito Constitucional Positivo", Kildare Gonçalves Carvalho, em seu estilo inteligente e didático, trata, pormenorizadamente, dos artigos da Constituição da República Federativa do Brasil, "viajando" pelo Preâmbulo Constitucional, pelos Princípios da atual Constituição, pelos Direitos e Garantias Constitucionais por ela consagrados, pelas Ações Constitucionais, pelos temas da Nacionalidade, dos Direitos Políticos e dos Partidos Políticos e Grupos de Pressão, pela Federação Brasileira. Suas notas de rodapé, quando referentes a Processo Civil, levam sempre em consideração o Projeto do Novo CPC, na versão aprovada pelo CN.
E segue com o estudo da Administração Pública, dos Órgãos do Poder (Legislativo, Executivo e Judiciário), da Funções Essenciais à Justiça, da Defesa do Estado das Instituições Democráticas, do Sistema Tributário Nacional, da Ordem Econômica e Financeira e da Ordem Social.
Termina o percurso com as Disposições Constitucionais Gerais e o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.
É mesmo uma obra completa, com aquele condão singular de ser útil e necessário a estudantes, a estudiosos, a professores, aos candidatos a Concursos Jurídicos, a servidores públicos, e a todos os profissionais do Direito.
Parabéns, ao autor, à Del Rey e aos leitores por mais esta nova e moderna edição.
Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza
Professor de Teoria Geral do Estado e Direito Constitucional
Integrante da Academia Mineira de Letras Jurídicas