Energia e Meio Ambiente Código: 9786557910399

  • Alexandre Oheb Sion
EDITORA DEL REY
FracoRegularBomÓtimoExcelente Sem avaliação
à vista no boleto bancário

Este produto será entregue por um de nossos parceiros

Produto Disponível: Previsão de Postagem em até 1 dia útil + tempo de transporte (conforme frete escolhido), após a confirmação do pagamento.
Compartilhar:
Avalie o produto:
Excelente

Características do Produto

Autor(es)
  • Alexandre Oheb Sion
ISBN9786557910399
Numero de Páginas374
Numero de Edição1
Ano de Edição2020
EditoraEDITORA DEL REY
Ano de Publicação2020
EncadernaçãoBrochura
OrigemNacional

Autores

Alexandre Oheb Sion
Alexandre Rocco
Alexandre Salomão Jabra
André Marchesin
Camila Simões Cassiano Julien
Christiane Dias Pereira
Clarice Horst Dutra Coutinho
Cristiane Jaccoud
Débora Gomes Galvão
Elisângela Medeiros de Almeida
Felipe Laurêncio de Freitas Alves
Glauce Maria Lieggio Botelho
Gustavo Mascarenhas Guedes
Gustavo Santiago Pires
Henrique Silva Reis
Iúlian Miranda
Júlia Gontijo Avelar
Laís Locatelli
Luciana Gil
Lucyléa Gonçalves França
Marcelo Kokke
Marcelo Tanos Naves
Marcos Edmar Ramos Alvares da Silva
Marcos Vinicius Rodrigues
Maria Cristina Gontijo Peres Valdez Silva
Marlus Oliveira
Rubens Sérgio S. Vaz Júnior
Sophia Alvarez Amaral Melo Bueno
Thais dos Santos Monteiro
Victor José Ferreira Gomes
Werner Grau

PRÉ-VENDA

PRÉ-VENDA: O livro "Energia e Meio Ambiente" será enviado a partir do dia 25/11/2020.

Prefácio

A relação entre energia e meio ambiente é função do perfil da matriz energética estabelecida. O Brasil, em um padrão distinto da matriz mundial, tem em torno de 45% da energia de fontes renováveis. A mesma matriz energética determina a participação do setor na emissão de gases de efeito estufa, que no Brasil representa 37%. Observa-se ainda no país um crescimento significativo da fonte solar, eólica e bagaço de cana, o que representa uma diversificação energética em bases sustentáveis.

Não resta dúvida, na perspectiva econômica, que a energia é fator chave para o desenvolvimento do país. Projeções globais apontam por um crescimento da demanda por energia de 60% até 2030.

É nessa perspectiva, que uma visão de futuro do setor energético que diversifique e amplie fontes renováveis e que ao mesmo tempo represente um baixo potencial de emissão de gases de efeito estufa deve ser estabelecida. Por outro lado, os órgãos ambientais precisam se preparar para dar resposta condizente com o desenvolvimento sustentável, em processos de licenciamento e autorizações céleres, baseadas na essencial qualidade técnica e aplicação de tecnologia condizente nos controles ambientais, que ao fim representa qualidade ambiental, desenvolvimento econômico, qualidade de vida e desenvolvimento social.

A presente obra, Energia e Meio Ambiente, se propõe a estabelecer um importante registo e reflexão dos diversos temas atinentes à relação meio ambiente e energia, que vai desde a concepção da matriz energética e sua relação com o avanço tecnológico, o processo de licenciamento ambiental e suas condicionantes, até a relação de empreendimentos hidrelétricos e o impacto ambiental.

Portanto, esta obra representa uma importante reflexão para o Brasil do futuro, pois fato central é que energia e sustentabilidade são requisitos essenciais para um desenvolvimento progressivo e sustentável a longo prazo.

Marília Carvalho de Melo

Doutora em Recursos Hídricos

Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento

Sustentável no Governo do Estado de Minas Gerais

Professora e coordenadora do Mestrado Sustentabilidade em Recursos

Hídricos da Universidade do Vale do Rio Verde.

Sobre o Coordenador

Alexandre Oheb Sion

Advogado. Pós-doutorando em Direito pela Universidad de Salamanca na Espanha (certificado pendente da defesa do doutorado). Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa em Portugal (créditos concluídos). Mestre em Direito Internacional Comercial - L.L.M. pela Universidade da Califórnia nos Estados Unidos. Especialista em Direito Constitucional. Pós-Graduação em Direito Civil e Processual Civil - FGV. Advogado com formação em Direito e Administração de Empresas. Sócio-Fundador da Sion Advogados. Presidente da ABDEM - Associação Brasileira de Direito da Energia e Meio Ambiente. Foi o Primeiro Vice-Presidente nacional da UBAA - União Brasileira da Advocacia Ambiental (até 10/2019). Membro Consultor da Comissão Especial de Direito de Infraestrutura da OAB Nacional. Consultor da Comissão Nacional de Direito Ambiental da OAB – Conselho Federal (até 12/2018). Presidente da Comissão de Direito de Infraestrutura da OAB/MG desde 05/2013. Membro da Comissão de Direito Ambiental do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros. Membro do Conselho Diretor do ICLEI – Governos Locais para a Sustentabilidade. Foi Membro da Comissão de Empresários para o Meio Ambiente da FIEMG. Foi membro da Comissão Jurídica Nacional do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração. Foi Coordenador do Grupo de Trabalho Jurídico do SINDIEXTRA – Sindicato da Indústria Mineral do Estado de MG. Membro de diversas Comissões da OAB, nas Secccionais de SP, RJ e MG. Membro do Comitê Nacional de Infraestrutura e Construção da CAMARB – Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial. Árbitro da CAMES. Professor da PUC/MG e professor convidado da PUC/RS, ESA/RJ, CERS, EDP/SP, UFG, da Escola da Magistratura do Maranhão - ESMAN, da Escola Judicial do Amapá - ESAJ, do CAD/MG e do Instituto Minere. Alexandre Sion e Sion Advogados figuram entre os escritórios e os advogados mais admirados do Brasil segundo, entre outras, as publicações Chambers Global; Chambers Latin America; Análise Advocacia 500; The Legal 500; Who’s Who Legal; IFLR1000; Leaders League e Best Lawyers. No último ano, Sion Advogados e Alexandre Sion, entre outros destaques, foram eleitos o escritório e o advogado mais admirados do Brasil na área Ambiental, categoria escritório abrangente, pelo 2º ano consecutivo, pela Análise 500, principal publicação jurídica nacional que relaciona os mais admirados, segundo avaliação dos mais de 1100 diretores jurídicos das principais empresas brasileiras. Palestrante atuante na Europa e diversas capitais brasileiras, autor e coautor de inúmeros livros e quase uma centena de artigos jurídicos.
Minha Conta